quarta-feira, 12 de junho de 2013

IESOLCAM E O PLANTEQ

Em setembro de 2012 os professores da Unespar/Fecilcam Adalberto Dias de Souza (dpto de administração), João Marcos Borges Avelar (dpto de administração) e Sérgio Luiz Maybuk (dpto de economia) - como membros fundadores da Iesolcam - incubadora universitária de economia solidária de Campo Mourão,  participaram em Curitiba-Pr de uma importante reunião na SETS - Secretaria do Trabalho, Emprego e Economia Solidária - especificamente na Divisão de Qualificação Profissional coordenada pelo diretor Sr. José Maurino de Oliveira. 

O assunto era a possibilidade da instituição Unespar/Fecilcam executar por meio da Iesolcam,  trabalhos voltados à qualificação em economia solidária em vários municípios do Estado do Paraná, pelo PLANTEQ - Plano Territorial de Qualificação financiado pelo governo federal e administrado pelo governo estadual.

Era um desafio de curtíssimo prazo preparar e executar ações que beneficiariam 250 pessoas diretamente e aproximadamente outras 250 indiretamente.

Após a referida reunião, foi assinado um contrato de trabalho entre a Unespar/Fecilcam e a referida Secretaria de Estado. E o convênio MTE/SPPE/CODEFAT, para execução nos municípios de Campina do Simão, Candói, Cornélio Procópio, Fazenda Rio Grande, Mandirituba, Nova Tebas, Pitanga, Prudentópolis, Queda do Iguaçu, Reserva do Iguaçu, Rio Bonito do Iguaçu, Siqueira Campos, Turvo e Wenceslau Bras. Dos municípios citados, o mais próximo de Campo Mourão é o município de Nova Tebas aproximadamente 70 km e o mais distante Wenceslau Bras aproximadamente 500 km.

Foram cursos em Desenvolvimento de produto em economia solidária e Desenvolvimento de produto e gestão de empreendimento em  economia solidária. E todo o processo aconteceu entre outubro de 2012 e fevereiro de 2013.

O trabalho teve a coordenação geral do professor Sérgio Luiz Maybuk e demais coordenações dos professores Adalberto Dias de Souza e João Marcos Borges Avelar e as agentes universitárias Maria Angela Facco e Ana Rosa de Rezende. Tivemos o apoio total de toda a equipe técnica da SETS, dos responsáveis de Agências locais vinculadas à SETS, dos instrutores, das autoridades e lideranças municipais e agradecemos especialmente aos educandos que se dispuseram a fazer as referidas qualificações.

Além dos coordenadores citados, agradecemos também o apoio e empenho dos diretores da instituição professores Antonio Carlos Aleixo (atual reitor da Unespar) e Eder Rogério Stela, da diretora de extensão e cultural Maria José Pereira, e dos agentes universitários efetivos/contratados Benedito Carlos de Andrade, Celso Grígoli, Elisabete Teodoro, Glaucia Patrícia Soares, Leonil Grígoli, Lourival de Oliveira Mendes,    Margareth Eunice Behrens Crispin, Sandra Aparecida Cruz Carreira, Brígida de Araújo, Douglas dos Santos Almeida, Thiago Juliano Ceste.

Foi uma belíssima experiência da nossa Incubadora desenvolvendo trabalhos em todo o Estado do Paraná.  

A economia solidária é uma alternativa interessante para o enfrentamento dos menos favorecidos no capitalismo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário